sexta-feira, 9 de março de 2018

ALMADA: precários, atas em minuta, editais - informação e dúvidas.


No dia 28 de fevereiro de 2018, a Assembleia Municipal de Almada aprovou, por unanimidade, a proposta do executivo n.º 15/XII-1.º sobre a regularização dos vínculos precários no município.
Porque o conteúdo da proposta nunca chegou ao conhecimento do público e as intervenções dos autarcas no órgão deliberativo não foram suficientemente esclarecedoras, elenquei um conjunto de dúvidas que persistiam e que, a bem da transparência, deveriam ser esclarecidas.
Todavia, tivesse a autarquia permitido o acesso àquele documento – mais não fosse em anexo à minuta da ata de dia 21-02-2018 – e algumas das questões elencadas não teriam sido colocadas pois a proposta da Câmara já respondia a parte das nossas dúvidas como viemos agora a verificar com a publicação do edital n.º 95 da Assembleia Municipal.
Especificamente em relação aos 50 trabalhadores que irão ser abrangidos pelo programa de regularização extraordinária dos vínculos precários, que tipo de vínculo têm com a autarquia?



Ainda assim são mais as dúvidas que persistem do que os esclarecimentos obtidos:
Qual era o tipo de contrato dos 46 trabalhadores alegadamente considerados como precários pelo anterior executivo e que terão sido integrados no mapa de pessoal do município após realização de concurso público?
Esses 46 trabalhadores, opositores aos concursos acima referidos, foram integrados em que careiras e categorias?
Quantos destes 50 trabalhadores se encontram a desempenhar funções no presente e quantos tiveram os seus contratos caducados, ou não renovados, antes da entrada em vigor do PREVPAP (01-01-2018), mas satisfazem o requisito da alínea a) do n.º 1 do artigo 3.º da Lei n.º 112/2017?
Depois da entrada em vigor da legislação acima citada e até ao processo de regularização estar concluído, quantos são os trabalhadores abrangidos pelo regime transitório de proteção?
Aprovada a lista e a alteração ao mapa de pessoal, quando prevê a CMA abrir os correspondentes procedimentos concursais?
 «»«»«»«»
Aproveitamos a oportunidade para dizer que passando a autarquia a disponibilizar as minutas das atas não se compreende a manutenção da edição do inócuo Boletim das Deliberações – um documento que se tornou obsoleto desde o início do corrente ano mas que continua a ser necessário por não serem disponibilizados os anexos indispensáveis à compreensão do conteúdo das deliberações (que não se encontram descritas na minuta).
Assim, para se perceber o que se votou deve-se consultar o Boletim e para ficar a saber como se votou temos de aceder à Minuta da ata – uma situação que não faz qualquer sentido, pois bastaria a existência da minuta da ata e ligações para os documentos nela referidos permitindo o seu acesso público.
Até porque, com a disponibilização pública das propostas em análise evitar-se-iam muitas interpretações menos corretas sobre o comportamento dos autarcas no órgão deliberativo – como aquelas que nos levam a pensar que, em determinadas matérias, estão deliberadamente a deixar questões por esclarecer por inação ou conivência.
A transparência é, também, a harmonização de procedimentos, tornando a consulta de documentos mais intuitiva e não dificultando o seu acesso, pelo que aconselha-se a CMA a proceder à correção desta situação.

8 comentários:

Anónimo disse...

comudistas de almada: gustavo carneiro e o asesor irmão carneiro, rui martins, (jaguar) teresa coelho, amélia pardal , jorge assessor do seixal cabral, um tiago galveias de lisboa e uma luna.

Anónimo disse...

Falta o tal Allan conhecido pelo ditador trata mal as trabalhadoras. As amigas da Pardaleca que ficaram como directoras ou técnicas superiores sem irem a concurso o amigo dela Armando Correia um director Fórum Romeu Correia que tem lá a mulher,sobrinho.O Geraldes ganha 2800 marido da Paulitos colocada na CMA pelo pai. A mulher do tal Gustavo Carneiro ficou ditectora tudo gente da linha Sinta carros de luxo.

Anónimo disse...

As Avenças do dito Gabriel uma não declarada na junta freguesia onde a esposa era presidente na Ecalma onde o seu amigo Rui Jorge era presidente.As redes operadoras telefónicas nas juntas pela empresa do Sr Faustino.

Anónimo disse...

Precários por culpa do anterior executivo. Só não ficaram precários os amigos dos amigos.
Stal o pior sindicato muito a sair .

Anónimo disse...

A Paula Magro filha de uma Natalia Pinto amiga do ex presidente enteada do escultor que também teve favorecido não foi colocada precária na Ecalma.

Anónimo disse...

A falsa de esquerda Sônia dos verdes que teve tacho durante uns amigos 1200 euros devia dizer o que ganhava aos outros que com ela estavam na manifestação,ela não é precária som avença a recsbsr muito por nada fazer. O seu padrinho não foi a manifestação ,nem a Palito , nem rabeko mandaram o bruto a montes do JuniJJ

Anónimo disse...

Parece que a Ana Olaio filha do ,tal Antonio Olaio da comissão trabalhadores não está precária na CMA tenho o seu tio Joaquim Judas a ter colocado como arqueóloga na autarquia

Anónimo disse...

Os pseudocomunistas Ana Borges ou Ana Tejim disseram bué mal do Marco á Solta do macaco mas andaram no festival do Surf nas fotos junto ao macaco outro tal que enche a boca a falar mal da presidente e de tudo é moçoilo do som mas lá estava ele junto ao macaco.

Related Posts with Thumbnails