quinta-feira, 22 de março de 2018

Almada: o cúmulo da hipocrisia do STAL / CGTP na câmara municipal e nos SMAS.


A propósito da notícia veiculada pelo STAL / CGTP e que começou a circular nas redes sociais e na imprensa online sobre o alegado comportamento da Câmara Municipal de Almada em desrespeito pelos direitos sindicais dos trabalhadores, não posso deixar de partilhar a mensagem que recebi de um funcionário do município, hoje mesmo, o seguinte texto:
«Argumento um, o "plenário em pé", que sempre aconteceu, é despropositado, especialmente porque a ordem de trabalhos era a manifestação para dois dias depois nas ruas de Lisboa, frente ao Ministério das Finanças. Como é evidente, havendo quem tenha dificuldades físicas, é obrigação óbvia da organização providenciar os meios necessários, o que não fizeram agora nem antes.
Argumento dois, "não cedência de espaço", é total má fé. Eles marcaram um plenário por auto-recriação (não previamente autorizado), com indicação de local, não tendo tido o cuidado de saber se o espaço estava ocupado. Como já havia ocupação autorizada, foi-lhes indicado que podiam reunir num outro local. Estranharam, porque era hábito arrogante marcarem à revelia e o José Gonçalves mandar parar tudo para se fazer o plenário, como sucedeu em muitas acções de formação, com formandos, formadores externos e até auditores contratados a terem de interromper tudo para satisfação e gozo da comissão sindical (que fazia questão de demonstrar o poder!)
Argumento três, "os tais direitos consagrados", eram na prática que a malta que faz parte da comissão sindical raramente comparecia no trabalho (não estou a exagerar, era mesmo muito pouco provável encontrar algum no seu posto de trabalho!), e a divisão de pessoal ou a chefia jamais podia ter a ousadia de fazer relatórios de assiduidade. Agora consta que lhes disseram que têm todos os direitos consagrados na lei, mas no resto do tempo se não fosse muito incómodo que comparecessem no posto de trabalho. 
Mas não tenho dúvidas que irão continuar a semear falsidades, meias verdades, com a propagação pelas redes sociais e controleiros do PCP, onde se incluem vários dirigentes.
Só não consigo entender, como passados vários meses, a Presidente e os Vereadores eleitos mantenham a confiança em vários escorpiões, que nem sequer é difícil de saber quem são, basta ir às listas de candidatos e apoiantes ou às fotografias dos jantares das semanas anteriores às eleições.

Existem por certa 3 ou 4 que estavam lá para dar graxa, ou simpatia pessoal, mas os outros tudo farão para destruir os SMAS e assim "demonstrar" que apenas os anteriores faziam bem o trabalho.»



Tal como já aqui denunciei (o último artigo é de dia 13 do corrente mês, mas há mais), esta atividade frenética do PCP/CDU/STAL/CGTP aqui em Almada, não deixa de ser o cúmulo da hipocrisia se atendermos à passividade com que sempre olharam para o total desrespeito dos direitos dos trabalhadores que dirigentes e autarcas (na Câmara Municipal e nos SMAS) praticavam.
São exemplo disso a não aplicação do SIADAP desde 2012 (de reflexos negativos nas progressões das carreiras) mas, também, a violação de outros direitos alguns até com consequência mais graves por afetarem de modo irreversível a vida pessoal, familiar e até a saúde física e psíquica das vítimas (como o caso de um engenheiro despedido ilicitamente e cuja situação só foi possível de sanar, em parte, por ordem judicial; dos favorecimentos de amigos, militantes ou familiares nos recrutamentos de pessoal em prejuízo de técnicos mais qualificados e que entravam em depressão, etc. etc.)
Foram anos e anos de um silêncio conivente em que até a Comissão de Trabalhadores (e não apenas a Delegação Sindical do STAL) sempre foi conivente com o executivo municipal sendo ambas as estruturas usadas como instrumento político na luta do PCP contra o Governo (para mobilização de ações de âmbito nacional) em preterição da resolução dos problemas locais e da defesa dos direitos dos funcionários da autarquia.

5 comentários:

Anónimo disse...

muito mal vai o pcp em alamada com estas figuras de gente, pedro rebelo o teorico armado em che guevara, geraldes o trabalhador que ganha mais de 2800euros, paulitos mais o tempo que estava em casa do que a trabalhar, usando constantemente a figura do pai, simples militante comunista, todavia conseguiu meter vários familiares na câmara entre as quais a palitos

Anónimo disse...

O Olaio comissão trabalhadores e esse Rabelo nunca defenderam os trabalhadores pois sabiam que isto ia acontecer ,claro tinham defender os interesses deles e familia.Algum dos familiares do Judas é precário?
O anterior executivo fez a trapalhada agora querem limpar as mãos.

Anónimo disse...

Essa Palitos é uma nodua no stal por isso saí.

Anónimo disse...

Hoje tanto falaram de um jantar da celula pcp ,CMA ,SMAS e Ecalma , foram aí 70 pessoas. A CMA ,SMAS e Ecalma são +/- 2600.
A Palitos, oGeraldes , Pedro Rebelo,Paulo junior só tem afastado gente. Alguém devia avisar a Montalvo que na frente são muito amigas por trás dizem ela quer ir ser presidente Junta Freguesia. Se a garreGt foi deve ter vindo a ver a dobrar a bêbednss. Os irmãos carneiros não foram .

Anónimo disse...

paulitos, rebelo, montez, geraldes o trabalhador que gamnha mais de 3000 só dão cabo da imagem do pcp. o marido de uma tal fabia, tinha negócios com a camara o fulano sempre foi um anticomunista

Related Posts with Thumbnails