terça-feira, 26 de setembro de 2017

Os abusos eleitoralistas da CDU em Almada!


«No passado dia 24 do corrente mês a CDU – Almada publicou na sua página do Facebook a notícia que segue em anexo e uma lista com várias dezenas de nomes de trabalhadores da autarquia (câmara e serviços municipalizados) que alegadamente apoiam a coligação nas próximas eleições autárquicas de dia 1 de outubro.
A referência generalista inicial “Os trabalhadores da Câmara Municipal de Almada e SMAS apoiam a CDU” induz o leitor a pensar que todos os trabalhadores da autarquia são apoiantes da coligação sendo os cerca de 180 que aparecem na lista divulgada publicamente uma amostra minoritária.
Acontece que o PCP é a força política no poder autárquico em Almada desde 1976 (como líder das coligações que foram presentes a votos: FEPU, APU e CDU) e prevê-se que assim vá continuar a ser após o ato eleitoral do próximo dia 1 de outubro.
Perante esta situação não podemos deixar de nos questionar sobre quais serão, de facto, as condições de liberdade de escolha dos trabalhadores colocados perante a situação de apoiar ou não apoiar o atual “patrão” (que detém maioria absoluta nos órgãos colegiais autárquicos, o que lhe dá uma influência dominante em termos de gestão autárquica incluindo em matéria de recursos humanos), sobretudo quando se prevê venha a ser também o do quadriénio que se aproxima.
Por outro lado, apesar destes supostos apoiantes representarem somente cerca de 10% do universo total, a notícia dá a entender que a CDU obtém o apoio de 100% do total de trabalhadores da autarquia – quase dois mil (incluindo os serviços municipalizados) –, o que se nos afigura como sendo um claro abuso e um grave desrespeito por todos quantos, e serão uma larga maioria, não perfilham essa opinião, muito pelo contrário.
E mesmo que não se questione se os visados deram o seu apoio expresso à CDU de livre e espontânea vontade, há que saber se, no entanto, consentiram a divulgação pública do seu nome para efeitos de propaganda partidária eleitoral.
Face ao exposto, solicita-se a V.ªs Ex.ªs se dignem apreciar a situação.»

Teor da denúncia que acabei de apresentar à Comissão Nacional de Eleições.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails