quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O "poder" do romance "Galveias" laureado com o prémio Oceanos

 Foto por Patrícia Monteiro - retirada DAQUI.

José Luís Peixoto vence Prémio Oceanos de literatura no Brasil com "Galveias"

O romance "Galveias", do escritor português José Luís Peixoto, é o vencedor do prémio literário Oceanos, organizado pelo Itaú Cultural, no Brasil, foi hoje anunciado pelo júri.
(…)
Para os críticos que escolheram o romance de Peixoto como o melhor livro do ano, em língua portuguesa, publicado no Brasil, a obra faz "um mergulho no Portugal profundo, rural, com uma narrativa que alinha personagens emblemáticas desse universo arcaico".

JOSÉ LUÍS PEIXOTO, O ALENTEJANO QUE VENCEU O PRÉMIO OCEANOS

O alentejano José Luís Peixoto é o vencedor prémio Oceanos, o prémio de Literatura em Língua Portuguesa, atribuído no Brasil ao romance Galveias, no valor de 27 mil euros, ontem à noite.
Galveias é o nome da terra natal do escritor, concelho de Ponte de Sor, Portalegre e o romance retrata uma comunidade rural confrontada com a queda de um meteorito. A obra, escreve o júri "confere um sentido cósmico a essa comunidade (de Galveias) que se extingue entre rústica violência, desolação, melancolia e choque com a modernidade".

Galveias é o romance que estou agora a ler. Ainda vou a meio mas confesso-me desde já completamente fascinada.
E este fascínio advém não só da escrita do autor mas, também, da capacidade que as suas palavras têm de ativar em mim as memórias da minha infância passada na quinta dos meus avós paternos, numa aldeia rural ribatejana mesmo aqui à beirinha de Lisboa (a Lapa, no Cartaxo).
Têm sido momentos fantásticos, entre a ficção do enredo romanceado e as estórias que vou recordando da minha meninice e juventude (passadas há já umas boas décadas).

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails