domingo, 5 de maio de 2013

Museu Etnográfico de Vila Franca de Xira


Habitualmente encerrado por falta de pessoal, aceitando-se apenas visitas programadas com antecedência, estará hoje - dia 5 de maio - aberto ao público entre as 16h e as 17h. Se ainda o não conhece, aproveite e faça uma visita.

Inaugurado em 1972, o Museu Etnográfico da Assembleia Distrital de Lisboa, localizado na Praça de Touros Palha Blanco em Vila Franca de Xira, apresenta uma coleção de trajos e costumes da região de Vila Franca de Xira, conforme assim se descrevia no folheto informativo então elaborado:
«A coleção que se apresenta foi organizada no intuito de constituir uma achega para o estudo do habitante da lezíria. Foram, pois, selecionadas amostras que formassem não apenas um conjunto erudito, mas, principalmente, um grupo de peças cuja leitura imediata e relativamente simples as tornasse acessíveis a uma larga zona de público.
A motivação é voluntária e essencialmente didática. Interveio, depois, a necessidade premente de agrupar dados que a industrialização da área vem, progressivamente, suprimindo, ao mesmo tempo que se procurou reconstruir outros, por meio do testemunho literário ou plástico de artistas ou escritores oitocentistas.
Os artífices que contribuíram para o trabalho de reconstituição funcionaram numa zona artesanal.
Quanto a uma apresentação museológica, tentou-se tirar partido do restrito espaço proposto, respeitando-se a medida do seu ritmo e dinamizando-o com a criação de eixos colocados assimetricamente e cujos temas funcionam como centros de envolvimento sucessivos.»
Tal como então, os assuntos escolhidos e as peças que se encontram expostas são os que a seguir se enunciam:
Trabalho do habitante do rio – Dois painéis, trajo de avieiro, loiça tradicional, rede savara e agulhas para rede;
Agricultor e o seu trabalho – Dois painéis, trajo de lavrador, trajo de trabalhador agrícola e dois trajes de camponesa;
Trabalho quotidiano do gado – Um painel, sela de campino, cabeçada e pampilho, dois trajes de campino e vários utensílios;
Trabalho lúdico do gado – Dois painéis, dois trajes de moço de forcado, ferros de forcado, sela de cavaleiro, cabeçada e ferros, duas casacas (uma verde e outra preta).

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails