segunda-feira, 30 de julho de 2012

A solidariedade à moda de dois "orgulhosos militantes comunistas"


A propósito do título de 1.ª página do semanário Expresso de sábado passado «Governo insiste em cobrar mais aos funcionários públicos» escrevi no Facebook, no grupo Democracia Local, a seguinte nota:

«Governo insiste em cobrar mais aos funcionários públicos? E lá pelas banda da "minha" entidade os senhores presidentes das câmaras de Arruda dos Vinhos, Azambuja, Lisboa, Odivelas e Sintra já estão a aplicar as medidas: deixaram de pagar, desde o ano passado, as contribuições a que a lei os obriga e a partir de agosto já não há dinheiro para os vencimentos. Corte radical nas despesas. Inexistência de gastos. Melhor é impossível! Devem ser os bons alunos da troika e os "delfins" deste Governo. Nem digo aqui o que penso... para não chocar ninguém. Mas a minha revolta é imensa. Como devem calcular.»

O primeiro comentário foi em defesa dos autarcas faltosos, desculpabilizando-os. E só faltou dizer "que se lixem os trabalhadores". Mas não, não se trata de um qualquer militante dos partidos de direita. Esta frase foi proferida por alguém que, noutro comentário, assume ser "um orgulhoso militante comunista":


Ao qual respondi:
«Nada, mas mesmo nada, justifica o que as autarquias por mim referidas, mas em particular Lisboa, Odivelas e Sintra, estão a fazer à Assembleia Distrital de Lisboa.
Não é por falta de dinheiro que não pagam a contribuição a que estão obrigadas nos termos do artigo 14.º do DL 5/91, de 8 de janeiro (que representa uma “gota de água” nas despesas globais dos seus municípios) pois que as respetivas verbas até estão dotadas nos respetivos orçamentos.
Trata-se de uma posição política de António Costa (PS), Susana Amador (PS) e Fernando Seara (PSD) e, pelo menos no caso de Lisboa, assumida unilateralmente, o que agrava a ilicitude.
São atitudes inqualificáveis, contrárias à lei, e que revelam uma extrema insensibilidade social.
E quanto a si, que se gaba de ser um “orgulhoso militante comunista” muito me espanta que tenha preferido desculpar os atos de quem desrespeita a lei, em vez de mostrar solidariedade com os trabalhadores. Sinceramente, mais valia ter ficado “calado”.
E fico-me por aqui evitando qualificar em público este seu comportamento, para que o respeito e a tal urbanidade que a si o faz rir, não sejam palavras vãs.»

Mas além deste "orgulhoso militante comunista", apareceu logo a seguir outra militante comunista que foi mais longe, acrescentando que poderia haver negligência da parte da dirigente 



A esta senhora, apenas lhe respondi:
«Se consultar o site da Assembleia Distrital de Lisboa encontra lá as respostas para todas as suas interrogações. Assim saiba procurar a informação.»

Parece que não gostou e voltou "à carga":


O que motivou a seguinte intervenção da minha parte:
«Vejo que continua a emitir opiniões sem se informar e, pior ainda, completamente toldada pela "partidarite aguda" agravada com um sectarismo cego.
Então, para si, a solidariedade não depende da justiça das causas mas da filiação partidária?
E diz-se a senhora comunista... mas prefere, tal como o seu camarada, colocar-se ao lado dos "patrões" que não cumprem a lei em prejuízo dos trabalhadores.
Se entre os trabalhadores da Assembleia Distrital de Lisboa estivessem militantes do PCP, será que teria a mesma opinião? Ou se a diretora dos Serviços fosse outra pessoa que não eu, manteria esse ridículo discurso?»

Mas, pelos vistos, esta assumida militante comunista (como se fica a saber consultando o seu mural na rede social Facebook) não deu ainda por terminada a tarefa de que a terão incumbido e volta a comentar a notícia:



AS PROVAS JÁ! é a sua obsessão. Respondo-lhe:  
«A sua persistência em insistir na má gestão financeira da ADL como forma de desresponsabilizar os autarcas (estranha posição esta de uma acérrima militante comunista sendo as câmaras faltosas do PS e PSD que o PCP classifica como “inimigos do povo”) só mostra mesmo que aquilo que a move são estranhos desígnios  que nem me atrevo aqui a expressar.
Conforme já lhe tinha dito, a sua ânsia de me atacar tolda-lhe a visão e parece que a está a impedir de consultar a documentação que eu lhe aconselhei a ler e onde pode encontrar esclarecimentos para todas as questões por si levantadas, nomeadamente as referentes à idoneidade das informações por mim prestadas.
Assim deixo-lhe aqui a ligação para o documento de prestação de contas de 2011, que a senhora optou por não consultar antes de vir opinar, aprovado pelo órgão deliberativo:
Quer melhor prova do que esta?»

«»«»«»«»«»

Sinceramente, não consigo entender esta "solidariedade sectária" destes dois militantes comunistas e a sua obsessão em preferir estar ao lado de quem não cumpre a lei e, deliberadamente, prejudica os trabalhadores... O que pensará o PCP sobre este tipo de atitudes? 

2 comentários:

soliveira disse...

Menina, ainda não reparou que o comunismo não existe?!!!, o que existe de facto, é a inveja.
Conhece a história do candidato a comuna que dava metade de tudo o que tinha, à excepção das galinhas?

Anónimo disse...

mas porque é que, a exemplo do que se faz com os governos civis - que tb. estão previstos na Constituição - não se transferem as competências das AD para cima (Adm. central) ou para baixo (Adm. local - por exemplo, a da cidade onde está situada a AD)? E não se faz o mesmo aos funcionários ou então enviá-los para a mobilidade especial?

Related Posts with Thumbnails