sexta-feira, 1 de junho de 2012

Festa dos Vizinhos


A propósito do DIA MUNDIAL DOS VIZINHOS trago-vos hoje uma notícia do jornal regional online Setúbal na Rede:

«Vila Nova de Santo André, em Santiago do Cacém, aderiu às celebrações do Dia Mundial do Vizinho, que se comemora amanhã, para valorizar a importância que os vizinhos possuem em tempos de conjuntura económica difícil. Jaime Cáceres, presidente da junta de freguesia de Vila Nova de Santo André, refere “o valor que os vizinhos podem ter no apoio às dificuldades que todos sentem, desde a pobreza à solidão”, e admite que esta cidade tem enraizada “as caraterísticas de união em tempos de dificuldades”.

A cada ano que passa há mais pessoas que aderem à festa dos vizinhos”, afirma Jaime Cáceres, adiantando que na próxima edição vai ser necessário um espaço maior para a organização do certame que esteve localizado no parque de estacionamento da junta de freguesia. Apesar de as celebrações do dia mundial dos vizinhos sejam marcadas para amanhã, Vila Nova de Santo André optou por festejar no passado dia 25 por erro de calendário, “já que usualmente a festa é na última sexta feira de maio”, explica o presidente da junta de freguesia.

Houve bastante animação e colaboração por todos os habitantes de Vila Nova de Santo André”. Jaime Cáceres aliou ainda o dia de África às celebrações do dia dos vizinhos, “entregando maior riqueza cultural à festa”, que teve custos na ordem dos mil euros. “O maior ou menos financiamento não pode ser impeditivo para a realização de uma festa que tem o retorno garantido no que diz respeito ao investimento social”, prossegue.

A fragilidade da atual conjuntura económica foi a razão apresentada pela Câmara Municipal de Almada para, depois de ter aderido ao certame no ano passado, não o realizar este ano. “A câmara municipal promove eventos ao longo do ano no âmbito da habitação social, mas este ano decidiu ficar de fora deste projeto específico”, explica fonte oficial da edilidade, sem intenções de “adiantar mais informações sobre o assunto”.

João Carvalhosa, do Comité Português de Coordenação da Habitação Social (CECODHAS.P) explica que a fraca adesão no distrito à iniciativa também se deveu à “mudança no modelo de organização da festa dos vizinhos, que lançou os convites às autarquias mais tarde do que o costume”. Apesar de o “Setúbal na Rede” não ter a confirmação por parte da Câmara Municipal de Setúbal, o responsável pela organização revela que esta foi a outra autarquia que não respondeu ao desafio depois de ter organizado o certame no ano de 2011.

A criação de uma “rede de solidariedade e proximidade entre os vizinhos para uma melhor forma de interação no meio social” é o objetivo delineado por João Carvalhosa para a oitava edição da Festa dos Vizinhos. “É necessário estimular os atores locais a desenvolver atividades que vão ao encontro de uma melhor ação social”, prossegue João Carvalhosa.»

Setúbal na Rede, artigo de Rogério Matos - 31-05-2012 17:58. 

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails