terça-feira, 8 de novembro de 2011

Academia Almadense com contas bancárias penhoradas!

O escândalo da Academia Almadense continua.

Desta feita a colectividade teve as suas contas bancárias (no Montepio e no Banco Popular) penhoradas na sexta-feira passada (dia 4 de Novembro).

O motivo?

Consta que terá sido uma acção executiva interposta por algumas ex-trabalhadoras depois de estarem há quatro meses sem receber a mensalidade acordada com a Direcção quando saíram, salvo erro, no início do corrente ano.

Impedidos de aceder às contas bancárias e necessitando urgentemente de liquidez de tesouraria para fazer frente a despesas inadiáveis – como sejam os salários dos trabalhadores no activo que desde Agosto, incluindo o subsídio de férias, andam a recebê-lo às prestações… cerca de 200 euros por conta dos vencimentos em atraso – desligaram o multibanco e passaram a exigir que todo e qualquer pagamento passe a ser feito em “dinheiro vivo”, como já aconteceu com o aluguer do espaço a uma congregação religiosa no fim-de-semana passado e com os sócios que hoje foram pagar as suas quotas.

E é esta associação falida que continua a recebe centenas de milhar de euros da Câmara Municipal de Almada sem controlo. Sem terem apurado o que a Direcção da Academia fez aos 300.000 euros transferidos pela CMA em 2005 e que desapareceram sem deixar rasto, já este ano lhes foi prometido dar mais 750.000 euros, sendo que uma parte dele foi recentemente acordado transferir no imediato.

Dizem que é para as obras de recuperação do antigo teatro. Tal como em 2005 o disseram… só que o edifício, seis anos depois, continua quase em ruínas.

Algum vez esta colectividade, cujas finanças são um caos devido aos sucessivos erros de má gestão, que está afundada em dívidas e não tem como arranjar receitas, tem condições para liderar um projecto desta natureza? Que tem uma candidatura ao QREN aprovada que prevê uma comparticipação de um milhão de euros? Que exige rigor e transparência na apresentação de contas? Mas alguém vai conseguir confiar nestes dirigentes associativos?

E o que anda a fazer a oposição em Almada para se remeter ao silêncio quando é por demais evidente que há conivência entre o executivo autárquico e a Academia Almadense? Ou não fossem todos camaradas… Lembro-vos que era dirigente da Academia (quando os 300.000 euros se evaporaram) o então (e ainda hoje) assessor da Presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Azinheira.

Agora digam lá se isto é ou não é um caso de polícia?

6 comentários:

João Rosa disse...

Escandaloso e discriminatório em relação a outras colectividades com menos peso junto do Município e no PCP.

Ainda este fim de semana durante um lançamento de um livro o vereador da cultura, chamou-lhe várias vezes "catedral" do associativismo. Catedral só se for para ele e para os comunas.

A verdadeira catedral do associativismo continua a ser a Incrível, pois anda de cara lavada, apesar da discriminação que tem sido vitima, mesmo tendo como presidentes comunistas, como foi o caso de Carlos Alberto Rosado, que ao contrário do Azinheira, tinha medo de pedir apoio para a sua colectividade.

É pena que exista todo este branqueamento,que se finja que está tudo bem.

E em relação ao famoso teatro azul? Aí as contas também devem ser boas e bonitas, mas devem ser varridas para debaixo do tapete, para não incomodar o camarada Benite.

Mas é bonito ouvir esta gente falar com orgulho no associativismo, embora só contem a meia dúzia de colectividades que controlam, e mal.

Um almadense com olhos na cara disse...

Cambada de vigaristas, oportunista.
Deram cabo duma colectividade de prestígio como a Academia e ainda se arrogam em grandes associativistas.
Estes comunistas da treta encheram-se de dinheiro à pala dos subsídios da câmara, pagaram a camaradas e afins ordenadões insuportáveis, desviaram umas verbazitas para o Partido e agora querem continuar os cambalachos para ver se sacam mais uns dinheiritos da Europa para reconstruir o teatro e colocarem as contas em ordem através dumas negociatas com algum empreiteiro amigo que lhes iria aparar os golpes.
Eles bem tentam disfarçar, aparecem artigos nos jornais e no pasquim municiipal de louvor ao grandes dirigentes esquecendo que levaram a Academia à ruína financeira e não falando nas muitas dívidas acumuladas e nos rdenados em atraso aos seus trabalhadores.
Felizmente há quem vá desmascarando estas situações.
Pena é que a oposição política em Almada não exista e na câmara onde até poderiam fazer alguma coisa, pois a CDU está em desvantagem, comam e calem.
Um escândalo destes deveria estar a ser investigado pela polícia há muit tempo. E os responsáveis por esta gestão danosa de dinheiros públicos (os que vêm transferidos da câmara municipal) deveriam ser chamados à pedra (incluindo aqui os autarcas e os dirigentes associativos).

Anónimo disse...

PS - PSD + helena oliveirinha do BE não se manifestam? estão feitos como os comunas corruptos de almada

Anónimo disse...

Então e o homem do mobbing, alguém sabe dele?

Anónimo disse...

Academia,catedral do associativismo como diz o tal vereador? Para ser catedral do associativismo tinha de ter uma grande riqueza de vitrais como a de Metz... Certa/ os tais milhares de euros sumidos devem ser para a encomenda dos ditos, mesmo q n sejam Chagais... Valha-nos Deus.

Almerinda Teixeira

Anónimo disse...

A Academia não paga e ainda são arrogantes,o tal SR.TESOUREIRO é o pior,mal educado sem cultura e agora até está ausente no estrangeiro!!!!

Related Posts with Thumbnails