sábado, 16 de abril de 2011

A força da "máquina da propaganda" na CM de Almada

Este artigo do Boletim Municipal é de Abril de 2008. A pretexto do aniversário da centenária colectividade, é apresentada uma entrevista com o Presidente da Academia Almadense, Domingos Torgal.

Mas, vejamos a coincidência. Em 2006, ocorrera o acidente mortal de um trabalhador, obrigado por este senhor a substituir uma lâmpada a 13 metros de altura sem cinto de segurança. Sei que houve uma acção em Tribunal que condenou a Academia a pagar uma indemnização à viúva e uma pensão vitalícia. Será que tinha acabado de ser conhecida nesta data? Aí percebo a necessidade de "lavarem a honra" à casa... que tantos méritos teve no passado e que a gestão dos camaradas, sobretudo a partir da década de oitenta, levou aos descalabro por praticarem uma gestão completamente desregrada. Mas, coisa curiosa... Esquecendo-se que (ou talvez não!) a Academia Almadense estivera 12 anos sem reunir a Assembleia Geral e sem aprovar contas (de 1994 a 2006), que os problemas contabilísticos eram demasiado graves (pois haviam "desaparecido" dos registos 300.000 euros transferidos pela CMA em 2005) e esta direcção se limitara a dar continuidade à gestão anterior (validando, portanto, tudo o que os seus antecessores haviam feito), Domingos Torgal refere, ufano, que é até muito fácil gerir uma casa destas. Mais ainda, afirma orgulhoso que a Academia não tem dívidas ao Estado, à banca ou aos funcionários. É preciso descaramento. Se naquele momento estava tudo saldado (usando parte do dinheiro que fora transferido pela CMA para a recuperação das instalações do antigo Teatro e que fora indevidamente "desviado" para outros fins, contaram-nos alguns sócios) uns meses depois já estava tudo mal outra vez. A liquidez de tesouraria deixou de ser excelente e a Academia Almadense teve de acordar pagar em prestações a indminização à viúva do trabalhador acidentado. E, entretanto, voltaram a haver problemas de salários em atraso, as dívidas a acumularem-se, enfim... Estranho, muito! Mas a "máquina de propaganda" da CM de Almada consegue passar para o público em geral a imagem de uma colectividade com as contas em dia, bem organizada e gerida na perfeição. E fá-lo porque quem tem dirigido a colectividade têm sido camaradas do PCP e há que louvá-los para que ninguém perceba a verdadeira situação. E Domingos Torgal tem o sublime desabafo: exteriorizar o seu sonho de ver as instalações do antigo Teatro recuperadas... mas, cuidado, na Academia Almadense há um sorvedouro de dinheiro público que faz "desaparecer" centenas de milhar de euros... se não o tapam nunca mais o senhor Presidente da Direcção conseguirá ver o seu sonho realizado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Emiliavergonha.com

Almerinda Teixeira disse...

O dinheiro terá ido para as ilhas Caimão, ou quejando, render bem, n pagar impostos?

Assim, de volta, a massaroca será muito mais e até se poderão fazer melhores obras.

Valha-nos Deus,
Almerinda Teixeira

Anónimo disse...

Este pseudocomunista almadense, com uma bruta reforma de 3000 e tal euros, ali está ele todo pinpão.a imagem dos comunas burgueses de almada. com comunas destes nunca mais voto no PCP

Related Posts with Thumbnails