quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CMA: uma lição sobre poupanças autárquicas.

Poupar é caminhar às escuras, escrever sem papel!

«Como toda a gente sabe, o mundo em geral atravessa uma das maiores crises económicas desde sempre.

Toda a gente sabe que são necessárias medidas de contenção face à crise em que vivemos.

O que nem toda a gente sabe é o extremo a que estamos a chegar na CMA.

Nos serviços técnicos, apesar de ainda funcionarem os dois elevadores, temos outro tipo de problemas.

Se de Verão não funciona o arrefecimento, de Inverno o aquecimento só se for à lareira que não existe. Da última vez que se tentou ligar, o cheiro a queimado era tal que imediatamente teve de se desligar.

Os trabalhadores ainda pensaram em efectuar uma fogueira para se aquecerem mas nem isso pode ser feito porque NÃO HÁ PAPEL! (apenas papel higiénico mas só por enquanto!).

É mesmo real. A escassez de material já chegou ao papel. Já não bastava não haver corrector, réguas, minas para lapiseiras, borrachas, etc. agora já não há papel, ou o que há tem de ser racionado, tais são as dificuldades em aceder ao bem tão necessário.

Mas não ficamos por aqui.

Em relação à electricidade, também temos grandes poupanças: foram desligadas/retiradas algumas das luzes de presença nas escadas. Pensamos que esta medida teve em linha de conta que neste edifício os trabalhadores saem todos antes das 17:00horas (depois desta hora já é de noite e em certos pisos é manifesta a falta de luz nas escadas), ou então, caso fiquem após esta hora, devem utilizar os elevadores de modo a poupar as pernas.

Deixando as ironias de parte, o SINTAP não concorda com estas medidas e não nos parece que sejam estas as maiores fontes de problemas em relação ao controlo da despesa, quando, por exemplo, se efectuam reestruturações na estrutura orgânica da CMA que nos levantam muitas dúvidas em relação ao provável aumento de despesa fixa.

Também a CMA possui gastos supérfluos em diversas áreas que devem ser combatidos, muitos dos quais já foram comunicados pelo SINTAP em reuniões havidas com o Sr. Vereador José Gonçalves, mas não nos parece que seja necessário ir ao ridículo de andar a cortar nas lâmpadas de presença e no papel essencial para o trabalho do dia-a-dia.»

J.M. – Boletim Informativo “A nossa Realidade”, Dezembro de 2010 (SINTAP – Almada)

10 comentários:

trabalhador na cma disse...

hade haver um engano qualquer, senao veja as luzes dos candeiros de iluminacão publica que ficam acesos todo o dia
alguns apagam de noite e acendem de dia
dinheiro poupam mas é para pagar aos dirigentes esses ganham muito e fazem pouco ou nada

Anónimo disse...

Em Cascais, como em outras muitas populações, este ano se suprimiram os fogos de artficio, imaginem a quantidade de papel e outros que com esse dinheiro se pode comprar, mas é que nesta camara de Almada é todo o fogo de artificio.

Ah! a minha rua tem tanto, tanto, tanto lixo...

Anónimo disse...

Emilia ao lado do António Costa, já esteve com o Sócrates. O Cavaco e a Cavaca foram os únicos que lhe deram um coice. afinal ela é do ps? Comuna não é de certeza.

Minda disse...

Trabalhador:

Mais do que engano, haverá sim má gestão. Corta-se e gasta-se de forma aleatória.

Minda disse...

Anónimo de dia 30, às 10:46h

Infelizmente ainda há quem pense que o povo quer é "música e fardamentos novos"...

Minda disse...

Anónimo de dia 30, das 16:06h

Este acto conjunto de fazer o fogo de artifício partilhado até pode ser uma forma de cortar nos custos globais.
A ver vamos se assim é.

Anónimo disse...

Oh trabalhador na cma
Deves ser um daqueles que é burro que nem uma porta e tem inveja dos outro. Para falares assim não deves ter cargo algum ma CMA/SMAS, deves ser também aquele que é lambe botas que faz queixa dos colegas aos encarregados deves ser um bufo …

Minda disse...

Anónimo das 18:55, de dia 8

Pois é meu caro.
Custa-lhe saber que na CMA e nos SMAS de Almada existem dirigentes que pouco ou nada fazem mas ganham demais? Que evidenciam sinais exteriores de riqueza incompatíveis com o seu ordenado?

Anónimo disse...

Oh Ermelinda , você também tem um belo ordenado ,se contar os dias que faltou se calhar devia receber só ¼ do mesmo, com as passeatas que faz, ferias ,atestados formação também é um desperdício não acha? Ou isso não é sacar dinheiro do descontos dos contribuintes?
Já agora devia mencionar os nomes a quem levantas suspeitas, ou também é cobarde e fica calada, normalmente é assim que os bufos e engraxadores actuam, “pela calada da noite”.

Minda disse...

Caro anónimo das 17:08h

Em primeiro lugar, louvo a sua preocupação com a minha assiduidade.
Mas já lhe disse que se entregar um requerimento formal a solicitar as informações pretendidas (todas as ausências ao serviço, datas e motivos – mas, já agora, também pode requerer, que também lhe forneceremos, as horas de entrada e saída diárias com o apuramento de horas semanais e mensais) pode ter a certeza que lhe responderemos, ao contrário da senhora Presidente da CMA que ignora os requerimentos dos munícipes mesmo quando são solicitados documentos que, nos termos da lei, deveriam ser públicos.
Quanto aos dirigentes dos SMAS, eventuais suspeitos de corrupção, os nomes (e as provas - documentos e testemunhas) foram indicados a quem de direito: ou seja, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal. A seu tempo serão do conhecimento público.
E de cobardes engraxadores que actuam pela “calada da noite” deve você perceber bem já que escolheu o anonimato para proferir as acusações que aqui me deixou.
Não sei porquê mas esta parece-me ser uma daquelas atitudes típicas de certos políticos que pela frente são uma coisa (prometem aos trabalhadores que tudo resolvem, por exemplo) e por trás são outra (por conveniência partidária calam e consentem com as ilegalidades que conhecem), não é meu caro?

Related Posts with Thumbnails