domingo, 4 de julho de 2010

Lasanha de salmão e espinafres


Já aqui vos tinha dito que gosto muito de cozinhar. Mas não por obrigação. Gosto de inventar receitas novas, diferentes, conforme a ideia que me vem à cabeça no momento, com os ingredientes que encontro na despensa. Por isso já inventei cada coisa... como uns croquetes de "Nestum", por exemplo, ou um bolo com "Golden Grahms".
Mas, até ao momento, têm saído receitas comestíveis... pelo menos as minhas "cobaias" não se queixam e às vezes até querem que eu repita... infelizmente, nunca sei fazer duas receitas iguais pois é mesmo tudo ao sabor da imaginação e, raramente, anoto o que faço e muito menos sei dizer as quantias de cada um dos ingredientes já que faço tudo "a olho".
Hoje resolvi aproveitar uns filetes de salmão que me haviam sobrado da última vez e que eu congelara para uma outra oportunidade. Então, pensei, vou grelhar isto outra vez? Não! E vai daí lembrei-me de fazer lasanha e juntar uns espinafres para dar um toque colorido...
Ingredientes:
salmão limpo de espinhas e peles
fatias de lasanha
espinafres
alho em pó
miolo de camarão (tamanho pequeno)
uma pitada de sal
leite
farinha maizena
um ovo
coentros picados
manteiga
queijo ralado
alface
cebola
orégãos
azeite limão
Tempere o salmão com sal e alho em pó. Grelhe na chapa e desfie.
Coza os espinafres em água temperada com sal. Escorra.
Coza os camarões com água e sal a gosto. Escorra.
Faça um molho com o leite (ao qual juntou uma pitada de sal, alho em pó e os coentros picados), uma noz de manteiga, a farinha e, no final, o ovo batido. Deixe engrossar e passe com a varinha para ficar mais cremoso.
Num tabuleiro de ir ao forno cubra o fundo com molho e vá fazendo camadas com as tiras de lasanha, depois o salmão, a seguir os camarões e, por fim, os espinafres. Repita duas ou três vezes consoante a quantidade de ingredientes que tiver tendo em atenção o número de pessoas que irão almoçar e/ou jantar.
Termine cobrindo tudo com o queijo ralado.
Vai ao forno a 180º coberto com uma folha de alumínio. Depois de 20m retire a folha e deixe cozinhar até o queijo gratinar e alourar.
Acompanha com salada de alface temperada com cebola e orégãos, uma pitada de sal, limão e um fio de azeite.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails