sábado, 15 de maio de 2010

Auto da Índia



Vamos ao Teatro!!!

O Clube de Teatro Escola D'Actores, convida todos os amigos a assistirem à representação do AUTO DA ÍNDIA - DUELO DE GIGANTES.

Dois dos maiores nomes da literatura portuguesa em confronto!...

Hoje, sábado, dia 15 de Maio 2010...

O Auto da Índia (1509), de Gil Vicente, apresentado em Almada perante a rainha D. Leonor, é o primeiro texto teatral onde é representada uma intriga, uma história completa e actual. Se o tema do adultério é intemporal, as circunstâncias "deste" adultério são as da primeira década do século XVI, quando, por trás da glória e da fachada épica da expansão ultramarina, era já possível perceber as profundas alterações, nem todas positivas, que essa expansão estava provocando na sociedade portuguesa. A mesma ideia foi expressa sessenta anos mais tarde por Camões, no episódio do "Velho do Restelo". in, www.passeiweb.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Sra.Minda,

me quedo desilusionado con la forma que ustedes los políticos actuan y hablan. Todo tiene contorno y aristas, no cojen al toro por los cuernos, disculpe, sólo lo cojen en los forcados, porqué será??? todo son interrogantes, disculpas, dar vueltas y reviravueltas. Nó, no hablan claro.

Como ciudadano pseudo-portugués, ya empiezo a pensar como la mayoría del puebo,es decir, no vale la pena, se va andando, salud es lo que es preciso, despacito, etc.

Triste realidad y poca educación contestataría, ya que a mi bajo forma de pensar,el 25 de abril sólo fue realizado por unos pocos y nó por la mayoría de la población, que se juntó a ésta "revolución" cuando ya estaba hecha.

Ustes Sras/es, a quién o a qué están esperando para cambiar la triste realidad en la que vivimos en Almada ???

Luís S.

Minda disse...

Luís Sanchez:

Lamento que se sinta desiludido com a actuação dos políticos em geral e com a forma como falam. Compreendo a sua angústia.

Mas naquilo que a mim diz respeito, custa-me a perceber o seguinte: pretendia que eu lhe fosse dizer o quê? Não posso responder em nome de todos os partidos da oposição. Terá que questionar cada um deles.

E aquilo que eu penso é que se até agora não houve uma conjugação de esforços (PS e PSD são os únicos partidos que sempre acompanharam a CDU nos órgãos autárquicos) não é justo virem acusar o BE como se fosse o único que está a impedir essa união (quando tem apenas 10 anos de existência).

PS e PSD sempre fizeram parte dos órgãos autárquicos desde o 25 de Abril e durante anos consecutivos nunca foram oposição de jeito. E não é apenas neste mandato que a CDU perdeu a maioria absoluta. Logo, é às respectivas estruturas partidárias que devem ser colocadas as questões aqui levantadas pois os problemas de Almada não nasceram há uma década atrás mas são o resultado de quase quatro décadas de uma gestão autárquica egocêntrica.

Assim como não é correcto medir todos os políticos pela mesmo bitola. Há que saber diferenciar os meios que cada um tem o seu dispor. E, sobretudo, há que fazer uma análise realista dos factos distinguindo as acções, em concreto, que cada um tem encetado e reconhecendo o esforço individual de cada um dos autarcas. Caso contrário, caímos numa ambiguidade laxista que ajuda a sedimentar a indiferença em vez de contribuir para a participação cidadã.

Related Posts with Thumbnails