quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A cultura e a ciência na era dos ambientes virtuais

Subordinado ao título acima identificado, hoje trago-vos, para reflexão, um texto de José Carlos Teixeira (e outros):
«A vasta área de aplicação dos ambientes virtuais permite-nos concluir que estes constituem uma forma privilegiada na divulgação de aspectos culturais e científicos. A cultura e a ciência são assimiladas e compreendidas mais facilmente, uma vez que os utilizadores podem interactuar e manipular directamente o conhecimento.

Assim, e para que o rigor da informação cientifica seja preservada, é necessária uma elevada atenção durante a produção dos conteúdos que pretendem ser divulgados. Estes dependem, naturalmente, dos diferentes tipos de público-alvo a que se destinam. Para os especialistas os conteúdos terão muito mais importância do que o meio de divulgação, uma vez que aquilo que lhes interessa é o rigor cientifico da informação. Por sua vez, o estudante é especialmente sensível à forma como a informação lhe é transmitida. A divulgação de informação através de uma aventura exploratória, adequada aos níveis etários e aos graus de escolaridade obrigatória, contribuirá para a realização de novas aprendizagens e desenvolvimento de capacidades cognitivas e afectivas mais sólidas e duradouras. Para o grande público o interesse poderá residir essencialmente nos aspectos de inovação tecnológica, que complementam o conteúdo. Neste último caso, o conteúdo deverá conter informações de carácter geral que facilmente possam ser absorvidas por um público menos exigente.

Os ambientes virtuais constituem, assim, um poderoso suporte de investigação e de estudo para especialistas e estudantes. Por outro lado, junto do grande público procuram realizar uma divulgação mais efectiva.»

Documento integral AQUI.

2 comentários:

Anónimo disse...

Minda, as lojas ao ar livre às 21:00 estão fechadas, já que desde a implantação do plano de "mobilidade" e o mal chamado MST, versus, TGV, a Ecalma e a má política da CMA para fixar e atrair à gente jovem a viver em Almada, às 5 da tarde esta aldeia é um deserto.

Hipocrisia e água benta cada um(a) tomada a que quer.

Luís

Minda disse...

Anónimo:

Comentário repetido e fora do contexto, não? A resposta foi dado no sítio certo.

Related Posts with Thumbnails