quinta-feira, 26 de novembro de 2009

É amanhã. Não se esqueçam...

Amigos, vamos iniciar o ciclo de colóquios deste ano. Desta vez começamos a abordagem á actividade artística pela fotografia e cá, por Almada.
Normalmente discutimos assuntos e temáticas em torno de percursos considerados institucionalmente relevantes, que constituem modelos e (ou) referências para o acto, digamos, artístico. Esses projectos na esmagadora maioria das vezes não nos são próximos, mesmo que consigamos trazer à nossa presença os respectivos autores.
Agora faremos uma incursão ao trabalho que fotógrafos do concelho de Almada realizaram em conjunto, num projecto bienal, o ImaginarteAlmada.A consideração e a discussão crítica sobre o trabalho realizado perto de nós é tão importante como a especulação sobre os "grandes temas" e os "grandes artistas", porque é um processo bastante directo, no espaço e no tempo, de análise e de conclusões com os objectos que vão povoando os espaços culturais circundantes. Para os fotógrafos é um meio de aferirem as suas ideias e as suas práticas com a compreensão que o público tem do seu trabalho. Para o público será um modo de aprofundar as representações simbólicas que circulam no seu espaço e que a ele se referem.
O tema do colóquio é "A Fotografia e o Não Lugar". E o conceito antropológico de "Não lugar" é polémico, mas permite uma abordagem da fotografia, dita referencial, das paisagens (incluindo, muito fortemente, as urbanas). Num mundo sobrepovoado de imagens e de referências díspares, importa verificar os modos a partir dos quais se poderá entender a fotografia que pretenda representar e caracterizar um espaço, na sequência (mais ou menos) da tradição clássica.
Convido-vos a participar nesta conversa, no dia 27 de Novembro, 21:30H, no Fórum Romeu Correia, sala Pablo Neruda.
Como de costume quando organizamos estas coisas, a noite estará um pouco fresquinha, mas afável, sem chuva nem vento. E cafetarias existem várias por ali. É uma noite que não convida a ficar em casa, antes a conviver um pouco com a fotografia, podem ficar seguros!

Este é um projecto de parceria entre o Ateliê de Artes da escola Anselmo de Andrade, a associação F4, o ImaginarteAlmada e a CM de Almada.
Luís Miranda

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho pena de não poder ter assistido a este colóquio, não só pelo tema do "não lugar" mas , também, pela forma de expressão em causa, a Fotografia, uma área do saber, da expressividade, de comunicar e de pensar deixada para segundo plano no nosso concelho, aliás como a cultura, de um modo geral. E se existem este tipo de eventos é com muita pena que não os vejo divulgados ou muito pouco divulgados. Saliento o facto de ter tido conhecimento deste evento neste blog mas com um curto espaço de tempo para que se pudessem ter operado significativas alterações na minha vida profissional de modo a poder estar presente. Se me é permitida a ousadia agradecia, à titular deste blog, o favor de me dar alguma informação sobre as associações ou entidades envolvidas neste evento de modo a que eu possa obter alguma informação que me permita estar a par de outras realizações do género.
Desde já os meus agradecimentos e a congratulação de ver a "minha terra" com alguma "agitação" no "assunto"....

Luís Neto

Minda disse...

Caro Luís Neto:

Peço desculpa por só agora estar a responder ao seu comentário.
Com tantos afazeres acabei por, simplesmente, esquecer-me. Espero que não leve a mal...

Quanto à informação pretendida apenas lhe posso dizer que esta exposição faz parte do projecto Imaginarte, de José Luís Guimarães (o seu mentor), promovido pela Associação de Imagem e Cultura F4, com o apoio de todas as autarquias do concelho de Almada: câmara e juntas de freguesia.

Related Posts with Thumbnails