segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Afinal, para que serve a Filosofia?

Esta, depois da Geografia, era a minha disciplina preferida. E aquela onde, no secundário, melhores notas obtive. Mas entre os meus colegas de turma, era considerada uma "ave rara"... Todavia, ainda hoje recordo os professores que a leccionaram e de como os admirava. Posso mesmo afirmar que foi esta cadeira que me marcou para toda a vida, que potenciou a minha capacidade de sonhar e, sobretudo, de conseguir ter longas conversas comigo mesma para me encontrar e, assim, nos momentos de tristeza, ultrapassar a mágoa e afastar a dor.
Por isso, fiquei fascinada com esta notícia que li no jornal Público de ontem. E mais ainda por se passar na Cova da Moura, no Moinho da Juventude, à qual tenho uma ligação muito especial por ser amiga da Lieve, a "alma mater" daquela associação.
Afinal para que serve a Filosofia, era (e é) uma pergunta que muita gente faz. Convido-vos a lerem o artigo... no final ficarão a saber qual é uma das mais importantes "missões" desta tão mal amada (mas tão necessária) disciplina. Seriamos todos muito melhores se tivessemos aprendido a fazer o que estas crianças fazem de forma tão natural.

6 comentários:

Anónimo disse...

Oh Minda , por acaso hoje concordo com você no que diz respeito à ave rara,julgo que descobri qual é a ave , de certeza que é um Abutre .AhAhAhAh.

Minda disse...

Anónimo:

Ahahahaha... pois, pois.
O motivo da minha gargalhada? é, precisamente, por "vê-lo" assim nesse estado...
Ahahahahaah

Anónimo disse...

Tanto azedume e raiva, para? Atacar através de blog's é tão fácil! Quando se aponta 1 dedo aos outros repare que há 3 dedos virados para nós. O abutre tem o mesmo mérito que a andorinha senão não existiria.
A filosofia é, para mim, a arte de pensar muito e não fazer/praticar nada, mas por detrás de uma obra ou uma inovação há sempre uma filosofia.
Sirvam-se do humor para criticar e assim livram-se de ulceras nervosas e cardiopatias.

António Manuel

Anónimo disse...

O Anónimo mal-humorado que tenta insultar a Ermelinda é verdadeiramente uma criatura que mete dó!
Vejam bem a marcação cerrada que ele/ela faz de tudo o que a Ermalinda traz à reflexão.
Dor-de-cotovelo, diria eu, ou dor de outra parte do corpo por ver a clareza de pensamento da Ermelinda...
Mas cara amiga, o povo, na sua imensa sabedoria diz: Os cães ladram e a caravana passa!
Continue "a passar" e deixe a maledicência... pode ser que lhes passe a tal dor.

Minda disse...

António Manuel:

A frustação dá nisto. Coitado! Mas não vale a nossa preocupação.

Sobre a Filosofia, olhe que está errado...

Esses de que fala são os pseudo-filósofos: fingem-se grandes pensadores e, depois, só sabem preguiçar.

Os outros, aqueles que reflectem a sério nos problemas da vida, são os que permitem que o mundo avance até porque tentam, eles próprios ou ajudando os outros, chegar à respectiva solução...

Minda disse...

Anónimo das 19:07

O que gente deste tipo diz é-me completamente indiferente. Até porque "vozes de burro não chegam ao céu"...

Obrigada pelo seu apoio.

Related Posts with Thumbnails