sábado, 24 de janeiro de 2009

Em defesa da zona pedonal de Almada

Há coisas que eu não consigo entender...

E uma delas é a actuação da PSP de Almada.

Apesar de haver um regulamento municipal (o "Plano de Mobilidade Acessibilidades 21"), que é de carácter imperativo e contém regras rígidas de circulação automóvel na recém criada Zona Pedonal de Almada (como podem ver pela imagem acima), onde a prioridade é dos peões e onde apenas podem circular veículos devidamente autorizados e a 10 kms/hora, o certo é que a polícia teima em achar que as pessoas é que estão em falta porque, imagine-se!, ao aproveitarem aquele espaço para actividades lúdicas e deslocarem-se livremente pela calçada, estão a entravar o trânsito e a obrigar os automobilistas a circular a 10kms/ hora... Sinceramente, isto é demais!!

Incrível, não é? Mas é verdade... Por isso, os "digníssimos senhores polícias" - não sei bem a mando de quem - lá tiveram de aparecer mais uma vez (veja-se o exagero da situação: um corpo de intervenção especial com pouco mais de meia dúzia de elementos fardados a rigor - com capacete e cara tapada, mais uns quantos elementos de cara destapada e outros, ainda, à paisana misturados entre os transeuntes que assistiam ao desenrolar dos acontecimentos) para vigiar cerca de uma dúzia de jovens manifestantes, e impedir que eles entravassem o trânsito.

Mas vá lá... ao contrário do que aconteceu na semana passada (conforme aqui vos relatei), desta vez estavam muito contidos e mantiveram-se quase sempre à distância (deixavam fotografar e filmar e apenas aconteceram umas palavras de aviso e uns puxões/encontrões suaves), embora mantivessem uma atitude ameaçadora, de mãos nas costas e pernas afastadas, mostrando a força do seu colectivo em defesa dos automobilistas que por ali passavam, alguns dos quais, mesmo com o ajuntamento de pessoas que se foi formando e a polícia presente, passavam por vezes a uma velocidade superior à permitida perante o seu olhar condescendente e satisfeito.

Vá-se lá perceber para que serve esta PSP... infelizmente, para defender os cidadãos é que não deve ser.

Havia até quem comentasse que parecia termos voltado ao tempo da ditadura fascista... perante um cenário destes, é caso para pensar!


Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails