segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Balé Brasil

Hoje vou apresentar-vos o BALÉ BRASIL de Portugal, uma associação sediada em Cacilhas… o que não é de espantar, ou não fosse esta terra campo fértil do associativismo local.

Conheci-os neste fim-de-semana e fiquei, simplesmente, fascinada. Não cheguei a vê-los actuar, é bem verdade, mas bastou-me “dois dedos de conversa” com a Carmem Queiroz e o Pedro Pernambuco (coordenadora e Director, respectivamente), observar as muitas fotografias que nos mostraram, fazer uma visita ao Blog do grupo e “dar uma volta” pelo Youtube para ver/ouvir uns quantos vídeos do internacional Balé Popular do Recife, de onde são originários, para ficar fã.


Programa da Rede Globo - Jornal Hoje, sobre o Balé Popular do Recife.

Por isso não vou perder, e espero que vocês também não, o próximo espectáculo: dia 4 de Outubro, sábado à noite, no Ponto de Encontro - Casa Municipal da Juventude de Almada, em Cacilhas. Para não haver esquecimentos, lembrar-vos-ei na antevéspera.

Lamento não poder trazer-vos aqui o vídeo do espectáculo realizado em Julho/2008, na Praça da Liberdade, em Almada. Mas, em contrapartida, deixo-vos uma foto-reportagem, cujas imagens foram gentilmente cedidas pelo Pedro.



Mesmo sem música, sente-se a alegria em cada diapositivo e quase se ouve os acordes que acompanham cada coreografia. A azáfama é notória na troca de figurinos (todos confeccionados pelos próprios membros do grupo que são multifacetados) e os corpos movem-se numa dança que se sente emotiva e cheia de força de viver… basta observar o rosto de cada um dos/as bailarinos/as para sentirmos empatia por quem está em palco.

Tudo isto olhando para umas fotos… imaginem como será ver uma actuação ao vivo.



COMPANHIA DE DANÇA DE LISBOA
Teatro de Santa Isabel
Comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas 2007.
Participação especial do «Balé Popular do Recife», Directora - Angela Fisher.
Homenagem póstuma a Luiz Tamashiro (Shiro). Extra programa: Momentos do espectáculo "A saudade do futuro..."

E ao ouvir o casal responsável falar, com tanto empenho, da sua equipa, daquilo que estão a organizar e do que pretendem fazer no futuro, que vai muito para além da dança (embora seja esta a arte que lhes corre nas veias), ficamos com uma certeza: este é um projecto em que vale a pena apostar. Podem contar com o meu apoio…

Fotografia retirada do livro Balé Popular do Recife - a escrita de uma dança, de Christianne Galdino.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails