segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Para melómanos, mas não só.

Este espaço é, sobretudo, de partilha... seja de opiniões ou interesses. Mas, também, de novidades.
Por isso, trago-vos hoje, aqui, este site que descobri por mero acaso. A MIDOMI.
«Midomi esclarece todas as dúvidas a melómanos ou simples trauteadores.
Uma enciclopédia musical na net. (...)
Esta ferramenta, que em Dezembro passado já incluía 200 mil temas, está aberta à contribuição de qualquer pessoa que deseje cantar no estúdio online da Midomi e juntar a sua interpretação à lista.
Em declarações à agência Lusa a partir de Sunnyvale, na Califórnia, Keyvan Mohajer, presidente da empresa Melodis, detentora do Midomi, afirmou que o objectivo do espaço “é chegar a um milhão de canções em breve”.
Muitas músicas ainda não figuram no Midomi mas todos os dias entram novos originais ou versões que contribuem para a meta do espaço: tornar-se a “mais abrangente” base de dados para procura de músicas na Net. (...)
Há dois meses com um “rosto” em português, o Midomi disponibiliza temas em 25 géneros/estilos distintos, dos blues à música celta, do jazz ao reggae ou às sonoridades electrónicas, não esquecendo, claro, o rock e o pop.
Com músicas gravadas em 33 línguas, “as mais usadas têm sido o inglês, o japonês, o espanhol e o chinês”, contou Keyvan Mohajer à Lusa.
O espaço inclui canções de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Mafalda Veiga, Xutos & Pontapés, Madredeus ou Dulce Pontes (nestes dois últimos casos, há interpretações por pessoas do Brasil e de Espanha).
Um caso curioso é o de Mathy, de 30 anos, espanhola residente em Madrid que afirma ter uma paixão pelo fado.
Tendo-se estreado em português no Midomi a 06 de Julho com “Estranha Forma de Vida”, Mathy (que assina Matifa) deu voz a cerca de 200 fados diferentes ao longo desse mês de Verão, passando por artistas como Carlos do Carmo, Tony de Matos, Camané, Mariza, Ana Moura, Cristina Branco, Katia Guerreiro ou Joana Amendoeira. (...)
O Midomi, que oferece também ao utilizador a possibilidade de ouvir e classificar interpretações de colaboradores do sítio ou de comprar bilhetes para concertos, dedica-se ainda à venda de canções originais, disponibilizando um catálogo de música digital com mais de dois milhões de temas licenciados.
Com uma vertente de rede social e um espaço para clubes de fãs, o Midomi possui ainda secções dedicadas a vários intérpretes, onde constam biografias, discografias, fotos e datas e locais das digressões.
O sítio tem ainda ligação a um blog próprio, alojado em
http://blog.midomi.com, e à página online da empresa Melodis (www.melodis.com).
A Melodis pretende ajudar a construir “a próxima geração de pesquisa e tecnologias de reconhecimento de som que estão a ‘quebrar o silêncio’ [frase que é o mote da empresa] na interacção homem-computador” e tem entre os seus planos futuros uma maior aposta “nas tecnologias de reconhecimento da fala” e o lançamento do Midomi Mobile, que permitirá aos utilizadores “procurarem música usando a voz ao telefone”, concluiu Keyvan Mohajer.»
Helena de Sousa Freitas, da agência Lusa (25/02/2008, in PJ on-line)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails