segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Hortas Urbanas

Morro de Cacilhas.

Hortas Urbanas - perspectivas e práticas de implementação
Sábados: 10:00h-12:15h
Início: 16 de Fevereiro de 2008
Mó de Vida, Calçadinha da Horta, 19, 2800-567 Pragal , Almada

O curso tem como objectivo principal dar a conhecer as potencialidades e limitações das Hortas Urbanas, nas suas componentes ambiental e social, como meios de colectivização, produção e consumo alternativos.

Um particular destaque será dado à aplicação da agricultura biológica, através da cooperação com experiências em curso. O conteúdo programático abrange os seguintes capítulos: escolha, preparação e enriquecimento natural dos solos; técnicas de compostagem (resíduos domésticos); adequação das culturas ao tipo de solo, ao clima, à altura do ano e à disponibilidade de água; sementeira e replantação; associação, forçamento e rotação de culturas; plantas de solos pobres; plantas resistentes ao frio ou ao calor; controlo natural de pragas; noções gerais de agricultura selvagem e permacultura; as hortas urbanas na Europa e em Portugal – experiências várias; o potencial das hortas urbanas na promoção do espaço público e da participação no âmbito da Agenda 21 Local.

O curso inclui componente teórica e componente prática. Serão disponibilizados apoio bibliográfico genérico e orientação para a pesquisa em temas específicos. Métodos propostos: expositivo e activo.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

Materiais necessários: caderno, sacho, vasos, terra vegetal (utensílios pessoais com utilização colectiva durante o respectivo curso).
Público-alvo: Interessados no tema.
Duração total: 9 h.
Preço: 75 Euros.
N.º mínimo de participantes: 7 / N.º máximo de participantes: 14.
Pré-incrição obrigatória.
Possibilidade de pagamento repartido em duas fases (Primeiro pagamento 50% até o dia anterior ao início do curso e o segundo pagamento até data que cumpre a metade de horário do curso).
Desconto de 20% para desempregados mediante apresentação de comprovativo.

INFORMAÇÕES:

http://www.modevida.com/
Tel. 212720641 (14h-20h)
Tlm. 966256402
E-mail1: modevida@modevida.com
E-mail2: paula.tavares@modevida.com
Paula Tavares, Bióloga.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails