segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Almoço da Universidade Aberta

Ontem, domingo, Cacilhas recebeu um grupo de estudantes e ex-alunos da Universidade Aberta que realizaram um almoço/convívio no Restaurante O Lucas e, depois, partiram para um passeio à beira-rio até Almada (veja a foto reportagem completa AQUI, local de onde retirei a fotografia que ilustra este artigo).

Ao que pude apurar a comida foi excelente (numa óptima relação qualidade/ quantidade/ preço) tendo a D. Luz (a cozinheira e esposa do proprietário, o Sr. Lucas) merecido muitos e sentidos elogios por parte dos convivas, que também ficaram muito satisfeitos com a forma afável e profissional como esta família os recebeu (aliás, não foi por caso que este ano o seu estabelecimento, onde quem serve às mesas é o filho Carlos e os netos, foi distinguido com o 2.º prémio do Concurso de Gastronomia de Cacilhas).

Os "
Poetas Almadenses" (que integram a Associação de Cidadania de Cacilhas - O FAROL e a Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada - A SCALA) também participaram no evento distribuindo a todos os presentes:
A "Árvore dos Mil Anos" (caderno "Uma Dúzia de Páginas de Poesia" n.º 60, de Alberto Afonso, Anyana e Luís Milheiro);
"Marcadores de leitura" e "rolinhos de poesia" com poemas da antologia "Index Poesis" e da colectânea "Alma(da) da Nossa Terra" (dos quais foram oferecidos um exemplar de cada um), ambas coordenadas por Ermelinda Toscano;
Vários livros "Vidas na Corda Bamba" (poesia de vários autores almadenses);
A obra "Cacilhas: a pesca, a gastronomia e as tradições locais" (de Fernando Barão e Luís Milheiro);
Além de uma pequena brochura intitulada "Cacilhas: o passado, o presente e o futuro", com apontamentos sobre a história de dois ex-libris desta terra (o farol e o chafariz, já desaparecidos) e algumas fotografias antigas e recentes.
A Associação O FAROL ofereceu, ainda, vários exemplares do catálogo da exposição "O Tesouro da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso", de Cacilhas.

Este foi um almoço diferente, onde a cultura esteve lado a lado com a gastronomia e o turismo, três valências desta freguesia que a tornam naquela que, na minha opinião, é de entre todas as do concelho de Almada, a que apresenta as melhores condições para desempenhar um papel dinamizador a este nível., não só pela localização geográfica (excelente miradouro natural sobre Lisboa e o estuário do Tejo) mas, também, pela proximidade à capital.

Estão de parabéns a organização: a minha irmã – a São (de quem muito me orgulho); o Sérgio – meu amigo da blogosfera e quem mais pugnou para que Almada marcasse a diferença; e o Paulo (se não estou em erro, o outro elemento do grupo, que não conheço, mas que sei desempenhou, também, um papel importante), e claro, todos aqueles que participaram neste evento.

Os "Poetas Almadenses" (que represento) esperam que todos tenham gostado e que, por isso, voltem muitas mais vezes a Cacilhas. Serão sempre bem-vindos e melhor recebidos ainda.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails