quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

«Projecto Netos»

Tive hoje conhecimento, através do Boletim Arroios Social (magazine informativo do Centro Social Paroquial de S. Jorge de Arroios, em Lisboa), de um projecto bastante interessante que visa, sobretudo, ajudar a combater a solidão na terceira idade, criando relações afectivas entre os jovens e os idosos daquela freguesia da nossa capital.

Trata-se do «Projecto Netos» (uma iniciativa inédita no nosso país) em que os jovens vão visitar, conversar e passear com os seus "avós adoptivos" dedicando-lhes, pelo menos, uma hora por semana. Nesta data, são já vinte e seis os netos disponíveis, os quais estão a receber formação específica para o efeito…

Nas palavras do Pároco Paulo Araújo, pretende-se que "dois jovens adoptem uma pessoa idosa que esteja sozinha, acamada ou que consiga sair de casa, criando com ela laços de proximidade e laços afectivos, com o objectivo de estabelecer uma relação de paridade." Uma oportunidade de "inserção dos próprios jovens na realidade do idoso" possibilitando-lhes um maior enriquecimento pessoal através do conhecimento de testemunhos de vida diversificados.

Considero, pois, que esta é uma iniciativa de louvar e que deveria ser aplicada, por exemplo, na freguesia de Cacilhas devido ao elevado índice de envelhecimento da sua população e dos graves problemas de isolamento que se fazem sentir.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails